Busca avançada
Ano de início
Entree

Oxidos de colesterol, colesterol, lipidios totais e composicao de acidos graxos em produtos carneos processados.

Processo: 00/02851-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2000
Vigência (Término): 30 de junho de 2004
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Neura Bragagnolo
Beneficiário:Sueli Regina Baggio
Instituição-sede: Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Colesterol   Óxidos de colesterol   Lipídeos

Resumo

Produtos processados de carne como hambúrguer, lingüiça, salsicha, mortadela, presunto e salame são muito apreciados peta população, mas, em geral, são considerados alimentos que apresentam altos teores de colesterol, lipídios totais e ácidos graxos saturados. O alto teor de colesterol sanguíneo é uma das causas das doenças cardiovasculares e o colesterol sanguíneo é influenciado não só pelo teor de colesterol dos alimentos como também pelo tipo e quantidade de gordura ingerida. Além disso, o colesterol pode sofrer oxidação levando à formação dos óxidos de colesterol que são considerados mais aterogênicos que o próprio colesterol e estão associados a vários efeitos biológicos indesejáveis. Assim, o presente trabalho tem como objetivo determinar os teores de óxidos de colesterol, colesterol, lipídios totais e a composição de ácidos graxos em produtos cárneos processados e verificar o efeito do processamento e do armazenamento sobre estes componentes. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BAGGIO, Sueli Regina. Oxidos de coleterol, colesterol, lipidios totais e acidos graxos em produtos caneos processados.. 2004. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia de Alimentos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.