Busca avançada
Ano de início
Entree

A ação dos bispos e a pastoral tridentina em São Paulo no Século XVIII

Processo: 97/01621-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 1997
Vigência (Término): 30 de novembro de 1999
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Leila Mezan Algranti
Beneficiário:Dalila Zanon
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Igreja católica   História de São Paulo

Resumo

Neste projeto de pesquisa pretendemos investigar a tentativa de implantação da reforma trindentina, por parte da Igreja Católica, no século XVIII em São Paulo. Dentro deste enfoque abordaremos a questão da prática clerical e das práticas religiosas da população da diocese de São Paulo, buscando matizar a figura do clérigo no período colonial, que foi marcado pela pouca exemplaridade na historiografia tradicional. Buscamos também visualizar como a sociedade paulista se organizava em tomó da religião, e em que medida correspondia aos apelos de seus bispos e párocos. Para tanto, pretendemos analisar a ação dos bispos da diocese de São Paulo, desde sua criação em 1745 até 1822, momento da quebra dos laços coloniais, tentando também compreender como se davam as relações entre as autoridades eclesiásticas e os representantes da Coroa Portuguesa na capitania, e se estes colaboravam ou não às novas prerrogativas da Igreja. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ZANON, Dalila. A ação dos bispos e a orientação tridentina em São Paulo (1745-1796). 1999. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.