Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistema de monitoramento da colheita da cana-de-açúcar para elaboração de mapas de rendimento

Processo: 98/04320-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 1998
Vigência (Término): 31 de agosto de 2001
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Máquinas e Implementos Agrícolas
Pesquisador responsável:Paulo Sergio Graziano Magalhães
Beneficiário:Natasha Biagi Pagnano
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Agricultura de precisão   Equipamentos agrícolas   Colheita   Produção agrícola   Cana-de-açúcar

Resumo

A agricultura de precisão tem como premissa que se pode aumentar a produtividade e reduzir os custos de produção se for conhecido com exatidão as deficiências e qualidades de uma determinada área produtiva. Dentro deste enfoque há necessidade da realização de três etapas, uma a obtenção de dados georeferenciados da área de plantio, a análise destes dados e o diagnóstico do tratamento a ser aplicado e, por ultimo, a aplicação georeferenciada dos corretivos. A obtenção dos dados de rendimento da cultura é o ponto básico para elaboração dos chamados mapas de rendimento. A cana-de-açúcar ocupa um lugar de destaque na produção do Estado e no país, e necessita reduzir seus custos de produção para continuar competitiva no mercado. As pesquisas realizadas nesta área com esta cultura estão começando e em pontos isolados. Desta forma este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de um sistema de monitoramento fluxo de cana em uma colhedora para elaboração dos mapas de rendimento da cultura. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PAGNANO, Natasha Biagi. Sistema de medição de fluxo de cana-de-açucar em colhedoras para a geração de mapas de produtividade. 2001. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Agricola.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.