Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise do perfil de expressao genica de melanocitos tumorais tratados com fator de necrose tumoral alfa a melphalan, atraves da tecnica de microarrays de cdna.

Processo: 02/11223-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2003
Vigência (Término): 31 de março de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Alex Fiorini de Carvalho
Beneficiário:Ana Helena Pagotto Stuginski
Instituição-sede: Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer (ILPC). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fatores de necrose tumoral   Melanoma

Resumo

O melanoma representa uma das maiores causas de morte e morbidade por câncer. A perfusão do membro isolado (ILP-lsolated Limb Perfusion) com Melphalan e Fator de Necrose Tumoral-alfa é considerada uma terapia alternativa muito eficiente no tratamento de melanoma irressecável das extremidades. Algumas hipóteses já foram feitas buscando elucidar o exato mecanismo antitumoral do TNF-a e seu papel na combinação com Melphalan, porém os estudos realizados até o momento mostraram-se inconclusivos. O presente projeto tem o intuito de determinar o perfil da expressão gênica em linhagens de células de melanoma humano em cultura frente ao tratamento com TNF-a, Melphalan, TNF-a + Melphalan e sem tratamento, usando a técnica de cDNA microarrays. A identificação de genes envolvidos na resposta celular ao TNF-a e Melphalan contribuirão para o entendimento dos mecanismos de ação destas drogas contra o melanoma. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
STUGINSKI, Ana Helena Pagotto. Modulação expressão gênica em células de melanoma tratadas com fator de necrose tumoral e/ou melfalano. 2005. 89 f. Dissertação de Mestrado - Fundação Antonio Prudente. Hospital A.C. Camargo São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.