Busca avançada
Ano de início
Entree

Estrutura da comunidade de insetos e herbivoria como indicadores ecológicos em uma recomposição de floresta estacional semidecídua

Processo: 99/00836-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 1999
Vigência (Término): 30 de novembro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Elenice Mouro Varanda
Beneficiário:Mara Patricia Pais
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Cerrado

Resumo

Estudos têm demonstrado que a fenologia foliar das plantas tem importantes conseqüências sobre a herbivoria por insetos em folhas jovens, especialmente quando se considera o efeito da sazonalidade e da sincronia na produção foliar. O estudo terá como objetivo, numa primeira etapa, comparar os padrões de fenologia foliar e de herbivoria entre duas espécies de uma mesma família, Vatairea macrocarpa e Bauhinia rufa (Leguminosae), relacionando-os com a abundância dos principais herbívoros ao longo do ano e com o teor nutritivo e defesas da planta. Numa segunda etapa serão realizadas comparações intra-específicas em cada uma das espécies em relação à fenologia e herbivoria foliar, de modo a identificar se possíveis variações na fenologia tomam as folhas jovens de alguns indivíduos mais ou menos susceptíveis à ação de herbívoros em relação às de outros. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAIS, MARA P.; VARANDA, ELENICE M. Arthropod Recolonization in the Restoration of a Semideciduous Forest in Southeastern Brazil. Neotropical Entomology, v. 39, n. 2, p. 198-206, MAR-APR 2010. Citações Web of Science: 23.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PAIS, Mara Patricia. "Artrópodos e suas relações de herbivoria como bioindicadores nos primeiros estágios de uma recomposição de floresta estacional semidecidual em Ribeirão Preto, SP".. 2003. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.