Busca avançada
Ano de início
Entree

Processamento de sinais na identificação e teste de estruturas mecânicas

Processo: 00/03005-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2000
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2004
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica
Pesquisador responsável:Paulo Roberto Gardel Kurka
Beneficiário:Roberto Pedro Amaro Baldeón
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Processamento de sinais   Vibrações   Métodos numéricos

Resumo

O trabalho consiste no desenvolvimento e aplicação de técnicas de processamento de sinais na identificação e análise de vibração de estruturas mecânicas. As técnicas de processamento de sinais são aplicações no domínio do tempo, envolvendo modelos ARMA multi-variados, modelos de identificação através da matriz de covariância, modelos de analise espectral multi-variados e outros. A identificação tem por finalidade atualizar modelos numéricos, permitindo assim uma descrição mais acurada das estruturas em estudo. Os modelos numéricos, bem como as principais ferramentas da manipulação de dados dos testes experimentais são obtidos através do emprego de software específico - SDRC/IDEAS. As aplicações se darão para a melhora do projeto dinâmico de componentes e estruturas mecânicas, sobretudo aquelas utilizadas na indústria automotiva. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BALDEÓN, Roberto Pedro Amaro. Modelos multivariados de series temporais na identificação de sistemas mecanicos. 2004. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.