Busca avançada
Ano de início
Entree

Degradação eletroquímica do corante reativo "blue 4"

Processo: 00/05071-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2000
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Maria Valnice Boldrin
Beneficiário:Patricia Alves Carneiro
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Eletro-oxidação

Resumo

Recentes estimativas indicam que aproximadamente 12% dos corantes sintéticos usados mundialmente na indústria têxtil são perdidos por ano nas águas de rejeito, não havendo nenhum método efetivo para sua completa eliminação do meio ambiente O presente projeto pretende investigar a potencialidade da técnica eletroquímica no estudo da degradação do corante Reativo Blue 4, através da redução e/ou oxidação do corante sobre eletrodo de carbono vítreo, amplamente utilizado na indústria têxtil para tintura de fibras celulósicas. A aplicação da reação de foto-Fenton e foto-Fenton modificada eletroquimicamente também será investigado com o objetivo de comparar a eficiência dos métodos oxidativos por via química e eletroquímica, assim como testar novas alternativas para degradação de corantes reativos do tipo antraquinona. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARNEIRO, Patricia Alves. Avaliação de processos eletroquímicos e foto-fenton na degradação de um corante têxtil. 170 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Quimica. Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.