Busca avançada
Ano de início
Entree

Oxidação parcial de metanol: influência das relações molares metanol/agua e metanol/oxigênio na seletividade

Processo: 96/02102-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 1996
Vigência (Término): 31 de agosto de 1998
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Jose Claudio Moura
Beneficiário:Lorena Cristina Alves de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Formaldeído   Emissão de gases   Oxidação   Meio ambiente   Poluição atmosférica

Resumo

O processo de produção do aldeído fórmico que utiliza o catalisador de ferro-molibdênio é bastante conhecido e difundido no Brasil, principalmente pela grande aplicação desse produto nas áreas de tintas, resina, aglomerados de madeiras entre outras. Esse processo utiliza o oxigênio do ar atmosférico como agente de oxidação catalítica, servindo o nitrogênio como vetor para remoção convectiva de parte da energia desprendida pela reação. Esse nitrogênio, após a recuperação dos produtos e reagentes não convertidos, é descartado para a atmosfera. Para realizar o descarte, é necessário reduzir as quantidades de metanol e aldeído fórmico (VOC) a níveis aceitáveis pelos órgãos ambientais. Foi demonstrado em trabalho anterior (TEJADA, 1) que é possível substituir o nitrogênio do ar por vapor de água. Dessa forma a emissão de gases para a atmosfera é apenas a purga do processo, aumentando portanto o rendimento do processo e reduzindo os problemas de tratamento do efluente gasoso. As relações molares metanol/oxigênio e metanol/água são parâmetros importantes no aperfeiçoamento do processo pois podem influir na seletividade e na quantidade produzida. Pretendemos, em escala de laboratório, estudar a influência desses dois parâmetros utilizando microrreator de leito fixo do próprio catalisador industrial com possibilidade de variação do tempo espacial e da temperatura. As informações obtidas deverão ser correlacionadas através de proposta de modela de reação e parâmetros ajustados de forma que se tenha uma equação da taxa de reação para realização de estudos de projeto e simulação do processo. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Lorena Cristina Alves de. Oxidação parcial do metanol : influencia das relações molares agua/metanol e oxigenio/metanol na seletividade. 1998. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.