Busca avançada
Ano de início
Entree

Restos vegetais e manejo do solo no desenvolvimento e produtividade do feijoeiro cultivado no periodo de inverno.

Processo: 02/11063-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2003
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Orivaldo Arf
Beneficiário:Matheus Gustavo da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Plantio direto   Rentabilidade   Cobertura vegetal

Resumo

O trabalho será desenvolvido na Fazenda Experimental da UNESP - Ilha Solteira, localizada no município de Selvíria (MS), com o objetivo de verificar o desenvolvimento e o rendimento do feijoeiro de inverno irrigado, cultivado sobre diferentes coberturas vegetais (arroz, milho, milho + braquiária, milho + mucuna preta, soja, arroz e crotalária), bem como as possíveis interações dessa prática com sistemas de preparo do solo (escarificador + grade niveladora, grade aradora pesada + grade niveladora e plantio direto). A semeadura das culturas de verão que darão origem às coberturas vegetais será realizada em novembro de 2003 e janeiro e fevereiro de 2004, e a adubação levará em conta as características químicas do solo e as exigências de cada cultura. Os demais tratos culturais serão os específicos para cada cultura. A semeadura do feijão será realizada no mês de abril de 2004, mecanicamente, sendo que a cultura será irrigada por um sistema de irrigação por aspersão convencional. O delineamento experimental será o de blocos casualizados dispostos em um esquema fatorial 6x3, com 4 repetições. Serão realizadas as seguintes avaliações: cobertura vegetal, florescimento pleno e ciclo, matéria seca das plantas, teor de nitrogênio, população de plantas inicial e final, componentes produtivos (número de vagens e de grãos por planta, número de grãos por vagem e massa de 100 grãos), rendimento de grãos, macro e microporosidade do solo e porosidade total e, rentabilidade. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Matheus Gustavo da. Sucessão de culturas e preparo do solo no desenvolvimento e produtividade do feijoeiro cultivado no período de inverno. 2005. 89 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Ilha Solteira). Ilha Solteira.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.