Busca avançada
Ano de início
Entree

Manutencao dos atributos de qualidade do camu-camu "myrciaria dubia (mc vaugh)" liofilizado durante armazenamento.

Processo: 00/06341-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2001
Vigência (Término): 31 de agosto de 2002
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Theo Guenter Kieckbusch
Beneficiário:Rosalinda Arévalo Pinedo
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ácido ascórbico   Armazenamento   Camu-camu   Liofilização

Resumo

O camu-camu é uma fruta natural da Amazônia que está começando a ser cultivada no estado de São Paulo. Ela é caracterizada por seu alto conteúdo de vitamina C (2700mg /100g de polpa), maior que da acerola (1700mg /100g de polpa). Sua comercialização está limitada à polpa congelada, um produto de exportação. Pesquisas sobre outras formas de conservação estão sendo desenvolvidas na UNICAMP. No presente trabalho pretende-se estudar a conservação do produto desidratado. O fruto (polpa e casca) serão desidratados por liofilização, e o material será armazenado a diferentes temperaturas e umidades relativas, acompanhando-se a manutenção do conteúdo de ácido ascórbico, e modelando-se sua decomposição através de equações de cinética química. A pesquisa visa definir as condições mais apropriadas para estocagem a médio prazo. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PINEDO, Rosalinda Arévalo. Manutenção dos atributos de qualidade do camu-camu (Myrciaria dubia H.B.K. (Mc Vaugh)) desidratado, durante armazenamento. 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Quimica.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.