Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da expressao dos genes que codificam para colageno tipo i sialoproteina da dentina e fibronectina pelas celulas odontoblastoides mdpc-23 nas diferentes fases do crescimento celular..

Processo: 02/12504-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2003
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Carlos Alberto de Souza Costa
Beneficiário:Pedro Paulo Chaves de Souza
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Cultura de células   Proteínas   Odontoblastos   Teste de biocompatibilidade

Resumo

As células responsáveis pela formação de dentina reparadora em casos de injúria ao tecido dentinário são os odontoblastos. Os materiais odontológicos de capeamento pulpar direto ou indireto visam a manutenção de um meio asséptico e propício para que estas células possam secretar a matriz de dentina, chamada de dentina reparadora, em casos de perda de estrutura dentinária causada por algum tipo de agressão. Atualmente, o material mais utilizado para capeamento pulpar direto e indireto é o hidróxido de cálcio, um material lançado há seis décadas e que possui algumas limitações. O objetivo do presente projeto é estabelecer e caracterizar uma linhagem de células odontoblastóides em cultura (MDPC-23) e testar o efeito de um concentrado de proteínas bioativas (ESDP) nestas células, afim de elucidar o mecanismo de resposta das células odontoblastóides na presença dos fatores que compõem este extrato. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Pedro Paulo Chaves de. Utilização de células de linhagem odontoblástica (MDPC-23) em estudos de citotoxicidade e na avaliação do efeito de fatores de crescimento sobre a expressão de genes específicos. 2005. 119 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Odontologia. Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.