Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem termodinamica e matematica do equilibrio solido-liquido de sistemas graxos.

Processo: 02/11879-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2003
Vigência (Término): 31 de março de 2005
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Maria Alvina Krähenbühl
Beneficiário:Laslo Andre Djevi Boros
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ácidos graxos   Óleos e gorduras   Equilíbrio sólido-líquido   Termodinâmica

Resumo

Os sistemas de interesse a serem estudados neste trabalho de pesquisa são os constituintes básicos dos óleos e gorduras de origem vegetal. Tais compostos têm destaque importante na elaboração de diversos produtos da indústria química, como detergentes e tintas, além de desempenharem um papel fundamental em vários setores da área farmacêutica, cosmética e alimentícia. A proposta deste trabalho é realizar uma modelagem termodinâmica do equilíbrio sólido-líquido em sistemas graxos, utilizando os dados experimentais disponíveis na literatura para a validação destes modelos, com atenção especial ao tratamento termodinâmico da fase sólida, já que o desvio da idealidade nesta fase é constantemente desprezado em grande parte das abordagens observadas na literatura. A metodologia proposta por SLAUGHTER e DOHERTY (1995) será empregada na modelagem de sistemas que possuem pontos peritéticos. Será abordada também a predição do equilíbrio sólido-líquido nos sistemas graxos, empregando métodos totalmente preditivos para o cálculo dos coeficientes de atividade da fase líquida (UNIFAC original e UNIFAC-Dortmund). Alguns dos parâmetros destes modelos poderão ser reestimados, quando se julgar necessário. Diversos programas computacionais serão desenvolvidos, englobando todas as metodologias acima expostas, procurando gerar um único pacote computacional capaz de atender aos objetivos almejados. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BOROS, Laslo Andre Djevi. Modelagem matematica e termodinamica do equilibrio solido-liquido de sistemas graxos. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.