Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da estabilidade e absorcao cutanea da bases dermocosmeticas contendo vitamina a em associacao ou nao com alfa-hidroxi-acidos.

Processo: 95/01118-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 1995
Vigência (Término): 31 de julho de 1997
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise e Controle de Medicamentos
Pesquisador responsável:Patrícia Maria Berardo Gonçalves Maia Campos
Beneficiário:Gislaine Ricci Leonardi
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Vitamina A   Cosméticos   Absorção cutânea   Estabilidade

Resumo

Entre os inúmeros ativos com finalidades dermocosméticas, as vitaminas (e entre elas, a vitamina A) e α-hidroxi-ácidos vem ganhando notoriedade. A estabilidade química da vitamina A em cremes cosméticos tem sido relatada como altamente variável, sendo que a composição do veículo tem influência nesta estabilidade. Princípios ativos, quando incorporados em um veículo, podem alterar seus processos de absorção, retardando ou acelerando-os. Assim sendo é de fundamental importância a escolha da base dermocosmética para a incorporação da vitamina A e/ou ácido glicólico. A penetração na pele é uma exigência essencial para muitos dos efeitos biológicos das vitaminas na área de cosméticos. A associação de α-hidroxi-ácidos às formulações contendo vitamina A poderia facilitar o processo de absorção cutânea desta vitamina. O presente trabalho tem por objetivos investigar a estabilidade química, física e microbiológica de diferentes bases dermocosméticas contendo vitamina A e/ou α-hidroxi-ácidos, bem como avaliar a absorção cutânea da vitamina A nestas formulações. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)