Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da importância do núcleo do tracto solitário (NTS) no controle da pressão arterial de ratos espontaneamente hipertensos (SHR) e ratos Wistar-Kyoto (WKY)

Processo: 98/06476-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 1998
Vigência (Término): 31 de agosto de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Eduardo Colombari
Beneficiário:Monica Akemi Sato
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aminoácidos   Pressão sanguínea   Ratos endogâmicos SHR   Núcleo solitário   Hipertensão

Resumo

Vários estudos têm sugerido a participação dos neurônios catecolaminérgicos do tronco cerebral nos mecanismos de hipertensão dos SHR. Os quimiorreceptores arteriais também parecem estar envolvidos nos mecanismos de hipertensão dos SHR. O NTS comissural (NTScom) contém os neurônios catecolaminérgicos do grupamento A2. A lesão eletrolítica do NTScom abole as respostas dependentes da ativação dos quimiorreceptores arteriais. Além disso, alterações no metabolismo de aminoácidos centrais parecem estar envolvidos na hipertensão dos SHR. A micro-injeção de L-glutamato (L-glu) no NTS intermediário (NTSi) de SHR anestesiados produz hipotensão e bradicardia. Outros estudos demonstraram o aparecimento de respostas opostas na pressão arterial à micro-injeção de L-glu no NTSi de ratos normotensos. Portanto, o presente estudo visa avaliar 1) o efeito da lesão eletrolítica e química do NTScom na pressão arterial de SHR e WKY, 2) o efeito da micro-injeção de L-glu no NTSi de SHR não anestesiados. (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.