Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise funcional e caracterizacao de genes expressos sob diferentes estresses em tecidos de cana-de-acucar (saccharum officinarum l.).

Processo: 99/11723-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2000
Vigência (Término): 08 de fevereiro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Paulo Arruda
Beneficiário:Fabio Tebaldi Silveira Nogueira
Instituição-sede: Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Etiquetas de sequências expressas

Resumo

A cana-de-açúcar (Saccharum officinarum L.) é considerada uma das mais importantes espécies vegetais cultivadas no mundo. Devido à sua origem multiespécie, a complexidade genética da cana-de-açúcar dificulta o melhoramento genético convencional e, com isso, torna-a uma excelente candidata ao melhoramento por meio da engenharia genética. A partir de ESTs geradas pelo projeto genoma da cana-de-açúcar/FAPESP (SUCEST), serão construídas membranas de DNA de alta densidade (DNA macroarray), contendo genes sem identidade com seqüências presentes em bancos de dados (unknown genes). Essas membranas serão hibridizadas com cDNAs marcados com [33Pa]-dCTP, sintetizados a partir de mRNAs extraídos de tecido de callus e/ou plântulas de cana-de-açúcar, crescidos em condições normais ou condições de estresse. A expressão diferencial desses genes será confirmada por Northern blot, e os genes identificados serão completamente seqüenciados e caracterizados. A etapa de caracterização desses genes incluirá a análise de sua expressão temporal e espacial por meio de Northern blot. Finalmente, pretende-se produzir plantas transgênicas de tabaco (Nicotiana tabacum L.) contendo alguns dos unknown genes, com o intuito de obterem-se informações sobre a função desses genes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NOGUEIRA, Fabio Tebaldi Silveira. Identificação e caracterização de genes expressos em resposta ao estresse por baixa temperatura em cana-de-açucar. 2004. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.