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Arte e realidade na ficção de Almeida Faria (tetralogia: A Paixão, Cortes, Lusitânia, Cavaleiro Andante)

Processo: 94/00870-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 1994
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 1995
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Outras Literaturas Vernáculas
Pesquisador responsável:Maria Aparecida de Campos Brando Santilli
Beneficiário:Tereza Maria de Paula Cavalari Telles
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ideologia   Intertextualidade   Modernidade   Literatura portuguesa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Etica | Fragmentacao | Ideologia | Intertextualidade | Modernidade | Sincroneidade

Resumo

Exame do trabalho com os significantes responsáveis pela multiplicidade de significados na ficção de Almeida Faria. Trata-se de uma organização discursiva singular, veiculando as contradições da sociedade portuguesa. Nesta linha de análise, a pesquisa encaminhar-se-á para as seguintes direções: a eficácia da comunicação estética, a caracterização da obra como moderna, levando em consideração o modo de articulação entre literatura e realidade e os cruzamentos textuais com Os Lusíadas (Camões) e Mensagem (F. Pessoa). (AU)

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