Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da estrutura e atividade da região promotora dos genes AtXPB1 e AtXPB2 de Arabidopsis thaliana cv Landsberg ercta

Processo: 02/02655-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2002
Vigência (Término): 30 de abril de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Marie-Anne van Sluys
Beneficiário:Myna Nakabashi
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/11119-7 - Reparo de DNA lesado e conseqüências biológicas, AP.TEM
Assunto(s):Expressão gênica   Arabidopsis thaliana

Resumo

O gene AtXPB é, um gene de Arabidopsis thaliana, homólogo ao gene de reparo de DNA humano, XPB. A conservação deste gene nas espécies permitiu sua identificação e ao mesmo tempo sugere que o gene deva atuar na transcrição e no reparo de DNA em plantas. Ao contrário do que ocorre em humanos e leveduras, o gene AtXPB está duplicado no genoma de A. thaliana. Os genes foram denominados de AtXPBI e AtXPB2, sendo que AtXPBI é o representante genômico do cDNA clonado. Este trabalho tem como objetivo caracterizar a expressão da região promotora de ambos os genes, AtXPBI e AtXPB2. Pretende-se através da análise de expressão transiente do gene repórter GUS definir a região mínima com atividade promotora. Este estudo será realizado em plântulas de Arabidopsis thaliana. Pretende-se ainda obter plantas transgênicas de Arabidopsis thaliana para análise de expressão do promotor de ambos os genes nos diferentes estágios de desenvolvimento e em tratamentos com claro/escuro e UV. O estudo da região promotora dos genes AtXPBI e AtXPB2 tornará possível à compreensão da regulação da transcrição de ambos os genes, assim como sua localização nos tecidos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MASUDA, HANA PAULA; NAKABASHI, MYNA; MORGANTE, PATRICIA G.; KAJIHARA, DANIELA; DE SETTA, NATHALIA; MARTINS MENCK, CARLOS FREDERICO; VAN SLUYS, MARIE-ANNE. Evidence for sub-functionalization of tandemly duplicated XPB nucleotide excision repair genes in Arabidopsis thaliana. Gene, v. 754, SEP 5 2020. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NAKABASHI, Myna. Genes paralogos AtXPB1 e AtXPB2: estudo da duplicação e expressão em Arabidopsis thaliana. 2005. 111 f. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.