Busca avançada
Ano de início
Entree

Otimização estrutural em problemas de fadiga

Processo: 00/00595-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2000
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2002
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Marco Lucio Bittencourt
Beneficiário:Wallace Gusmao Ferreira
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Método dos elementos finitos   Otimização estrutural   Fadiga   Projeto mecânico   Simulação por computador

Resumo

O entendimento do fenômeno de fadiga ainda é uma área de ativa pesquisa. A fadiga estrutural em função da flutuação de tensão gerada na utilização dos sistemas mecânicos é a principal preocupação no projeto estrutural para a durabilidade e bom desempenho dos componentes. Dessa forma, este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de uma tese de mestrado envolvendo a formulação e implementação de análise de sensibilidade e otimização de parâmetros e forma em problemas de fadiga. Este trabalho será integrado ao ambiente computacional de otimização estrutural em desenvolvimento nos projetos de auxílio à pesquisa (ambiente para análise, simulação e otimização de estruturas, proc. 97/00540-0) e de doutorado (análise de sensibilidade e otimização estrutural em problemas não-lineares, Proc. 97/11130-8) ambos financiados pela Fapesp. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Wallace Gusmao. Desenvolvimento de ferramentas computacionais para analise estrutural em fadiga e geração de malhas de elementos finitos. 2002. 169 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica Campinas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.