Busca avançada
Ano de início
Entree

Pirólise rápida de biomassa para produção de bio-óleo como fonte de combustível e materiais renováveis

Processo: 01/10841-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Apoio a Jovens Pesquisadores
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2001
Vigência (Término): 30 de novembro de 2005
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:José Dilcio Rocha
Beneficiário:José Dilcio Rocha
Instituição-sede: Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (NIPE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/08152-7 - Pirólise rápida de biomassa para produção de bio-óleo como fonte de combustível e materiais renováveis, AP.JP
Assunto(s):Energia renovável   Biomassa   Bio-óleo   Pirólise rápida

Resumo

O estudo visa o aproveitamento de resíduos agro-florestais e agro-industriais, como por exemplo o bagaço de cana, biomassa abundante em várias regiões brasileiras. Objetiva também o desenvolvimento do processo de pirólise rápida de biomassa para a otimização da produção de líquidos (bio-óleo). Área na qual o Brasil ainda é muito incipiente embora tenha tradição em processos de pirólise lenta (carbonização) para produção de sólidos (carvão vegetal). A tecnologia a ser utilizada é o reator de leito fluidizado em regime de pirólise rápida (curto tempo de residência dos vapores no interior do reator), equipamento já existente. Este equipamento sofrerá uma modificação no seu sistema de recuperação de voláteis com a adição de um novo módulo para condensação do bio-óleo com alta eficiência. O bio-óleo é fonte de insumos químicos renováveis, como a fração fenólica para produção de resinas fenólicas e, pode ser usado como bio-óleo combustível na geração de energia em aplicações estacionárias substituindo o óleo combustível e o diesel recursos não-renováveis. Ele será analisado usando padrões e técnicas analíticas como, por exemplo: umidade, ponto flash, viscosidade, poder calorífico, densidade, pH, ponto de fluidez, análise elementar (CHNOS), cinzas, conteúdo de coque e tamanho de partículas sólidas no líquido, etc. Carvão vegetal e gases também são produzidos é serão analisados para suas possíveis aplicações no próprio processo como fonte adicional de energia ou aplicações como carvão ativado. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MESA-PEREZ, J. M.; CORTEZ, L. A. B.; BROSSARD-PEREZ, L. E.; OLIVARES-GÓMEZ, E.; ROCHA, J. D. Unidimensional heat transfer analysis of elephant grass and sugar cane bagasse slow pyrolysis in a fixed bed reactor. Fuel Processing Technology, v. 86, n. 5, p. 565-575, Feb. 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.