Busca avançada
Ano de início
Entree

Otimização do processamento minino de hortaliças visando a implantacaode unidade beneficiadora

Processo: 00/11539-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2001
Vigência (Término): 31 de agosto de 2002
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:Marília Oetterer
Beneficiário:Lucimeire Pilon
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Indústria agrícola   Análise físico-química   Hortaliças

Resumo

A produção de vegetais minimamente processados tem como objetivo entregar ao consumidor um produto fresco, com maior vida útil, que garanta a segurança e a qualidade do alimento. Apesar de serem muito recentes no país, o seu mercado vem crescendo rapidamente desde a sua introdução. No Brasil, embora haja grande disponibilidade de produtos hortícolas acessíveis ao consumidor, ainda ocorrem perdas substanciais dos mesmos no campo e na fase pós-colheita, pela carência de uso de tecnologias adequadas no cultivo, armazenamento e conservação. É o que ocorre com a produção do município de Piedade, SP. O objetivo deste trabalho será eleger, dentre as matérias primas disponíveis neste município, as mais viáveis para o processamento mínimo; definir as metodologias, monitorar o processamento, via controle microbiológico, físico-químico (e nutricional) e sensorial de hortaliças minimamente processadas, refrigeradas, embaladas sob atmosfera modificada, sob vácuo e em isopor e filme plástico, além de definir o custo de produção para implantação de agroindústria. As matérias primas serão selecionadas, classificadas e submetidas ao tratamento em água clorada. Serão centrifugadas, montadas na embalagem e mantidas sob refrigeração a 4ºC por períodos de 6,12 e 18 dias para a análise. Os resultados serão submetidos à análise de variância, através do software estatística, análise do coeficiente de correlação, modelo matemático preditivo e análise de superfície de resposta. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PILON, Lucimeire. Estabelecimento da vida útil de hortaliças minimamente processadas sob atmosfera modificada e refrigeração. 2003. 111 f. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.