Busca avançada
Ano de início
Entree

Localização e reconhecimento de Galleria mellonella e Achroia grisella (LEP: Pyralidae) por Apanteles galleriae (hym:braconidae) e avaliação do efeito do valor nutritivo desses hospedeiros sobre a ..

Processo: 99/10300-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2000
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Nivar Gobbi
Beneficiário:Giuliano Grici Zacarin
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Galleria mellonella   Aptidão

Resumo

Estudos anteriores mostraram que há uma preferência do parasitóide Apanteles galleriae em parasitar lagartas de Achroia grisella, apesar deste microhimenóptero também efetuar posturas em Galleria mellonella, sendo ambas conhecidas como "traças dos favos". Neste trabalho pretende-se avaliar a aptidão dos descendentes de Apanteles galleriae da quarta geração, com a finalidade de verificar se uma dieta oferecida ao parasitóide e/ou ao ospedeiro poderia aumentar a adaptatividade dos parasitóides, que será avaliada em função do peso da pupa, tamanho e longevidade do adulto e número de fêmeas produzidas. Sabendo-se que a escolha das fêmeas adultas do parasitóide é influenciada pelo valor nutritivo do hospedeiro, será avaliado o teor protéico de lagartas de quinto instar de Galleria mellonella e Achroia grisella alimentadas com dieta normal e dieta diferenciada, verificando-se posteriormente se há aumento no valor protéico nas duas espécies hospedeiras. Considerando que Achroia grisella é o hospedeiro preferencial à atividade de postura de Apanteles galleriae, serão feitos estudos para avaliar a atratividade de fêmeas do parasitóide por diversas fontes de odores (cairomônios). (AU)