Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao do efeito protetor de alguns anti-oxidantes na funcao e estresse oxidativo mitocondrial em modelos de nefrotoxicidade aguda induzida pelo mercurio.

Processo: 98/06637-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 1998
Vigência (Término): 31 de agosto de 2000
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Metabolismo e Bioenergética
Pesquisador responsável:Antonio Cardozo dos Santos
Beneficiário:Samara Leite
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Mitocôndrias   Peroxidação de lipídeos   Radicais livres   Bioenergética

Resumo

Um grande elenco de evidências tanto "in vivo" como "in vitro" sugerem que as espécies reativas de oxigênio são importantes mediadores das lesões renais induzidas pelo mercúrio inorgânico. Dentre as estruturas celulares afetadas, a mitocôndria parece ser particularmente sensível ao efeito tóxico do metal, cuja disfunção pode levar ao comprometimento da função renal, visto a enorme demanda de energia que os rins necessitam para o seu funcionamento. Neste trabalho, será avaliada a eficiência de alguns "scavengers" de radicais livres em proteger a função renal em ratos tratados com mercúrio inorgânico, e correlacionar uma possível proteção com a recuperação concomitante da função mitocondrial, e diminuição do estresse oxidativo. (AU)