Busca avançada
Ano de início
Entree

Predominancia, flutuacao populacional e transmissao de xylella fastidiosa por cigarrinhas sugadoras de xilema (hemiptera: cicadellidae) em citros.

Processo: 96/00909-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 1996
Vigência (Término): 31 de maio de 1998
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Busoli
Beneficiário:Sergio Ruffo Roberto
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Citrus   Clorose variegada dos citros   Xylella fastidiosa   Cigarrinhas

Resumo

A Clorose Variegada dos Citros (CVC ou Amarelinho) causada pela bactéria Xylella fastidiosa é uma séria doença que ameaça a citricultura paulista. Por ser limitada ao xilema das plantas, cigarrinhas da família Cicadellinae (Homoptera: Cicadellidae) podem ser vetores da bactéria. Pouco se conhece sobre a espécies de cigarrinhas sugadoras de xilema nos pomares paulistas, bem como sua dinâmica populacional e eficiência de transmissão da bactéria. O trabalho tem como objetivo estudar a predominância, a flutuação populacional e a transmissão de X. fastidiosa por cigarrinhas sugadoras de xilema em citros, e sua relação com a incidência de CVC em São Paulo. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROBERTO, Sergio Ruffo. Flutuação populacional de cigarrinhas (Hemiptera: Cicadellidae) vetoras de Xylella fastidiosa em pomares de laranja doce no Estado de São Paulo. 106 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.