Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise enantiosseletiva do omeprazol em plasma empregando a micro extracao em fase solida e fases estacionarias quirais.

Processo: 01/03899-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2001
Vigência (Término): 31 de julho de 2003
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Pierina Sueli Bonato
Beneficiário:Ricardo Mathias Orlando
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Omeprazol   Enantiômeros

Resumo

O omeprazol tem recebido atenção especial devido a sua propriedade, principalmente do enantiômero (+)-(R)- omeprazol, de ser metabolizado intensamente pelo sistema enzimático hepático citocromo P450 2C19 (CYP2C19), envolvido no metabolismo de diversos outros fármacos, podendo dessa forma interferir em esquemas terapêuticos. Devido a essa característica, o omeprazoi tem sido sugerido como fármaco modelo na determinação de fenótipos metabolizadores lentos e rápidos em relação à atividade enzimática CYP2C19, que é polimorficamente distribuída entre os indivíduos. Sendo assim, estamos propondo o desenvolvimento de um método para análise enantiosseletiva do omeprazol em plasma, empregando a cromatografia de alta eficiência com fases estacionárias quirais, visando a aplicação em estudos de disposição cinética e de metabolismo. No método proposto, diferente de todos os outros publicados até agora, utilizaremos a micro extração em fase sólida (SPME), que recentemente começou a ser aplicada à cromatografia líquida de alta eficiência, para otimizar o processo de preparação das amostras. Os resultados da aplicação dessa técnica, de forma inédita para o omeprazol, serão comparados com a extração em fase sólida, realizada paralelamente no mesmo trabalho, e com as demais técnicas já publicadas por outros autores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)