Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do exercício físico na microcirculação da musculatura esquelética de ratos normotensos e hipertensos espontâneos: correlação das alterações funcionais e morfométricas

Processo: 96/12878-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 1997
Vigência (Término): 31 de dezembro de 1998
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Lisete Compagno Michelini
Beneficiário:Sandra Lia do Amaral Cardoso
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Exercício físico   Sistema musculoesquelético   Fluxo sanguíneo   Hipertensão

Resumo

A hipertensão tem sido associada a vários fatores e o exercício físico crônico tem-se mostrado eficaz em atenuar os níveis pressóricos de hipertensos. Não se sabe, no entanto, através de qual (is) mecanismo (s) o treinamento físico agiria, contribuindo ao controle mais eficaz da pressão arterial. Para tanto, este projeto visa identificar como o treinamento físico poderia alterar os níveis basais e as respostas de pressão arterial, frequência cardíaca, de fluxo sanguíneo e resistência do território muscular esquelético ao exercício, correlacionando-as às alterações vasculares da microcirculação do gracilis e miocárdio de ratos hipertensos espontâneos e normotensos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AMARAL, SANDRA L.; SILVEIRA, NEIDE P.; ZORN, TELMA M. T.; MICHELINI, LISETE C. Exercise training causes skeletal muscle venular growth and alters hemodynamic responses in spontaneously hypertensive rats. Journal of Hypertension, v. 19, n. 5, p. 931-940, May 2001.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.