Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do treinamento físico de intensidade moderada sobre o sistema cardiovascular em ratos espontaneamente hipertensos: papel dos reflexos pressorreceptor, cardiopulmonar e quimiorreceptor

Processo: 97/00657-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 1997
Vigência (Término): 31 de março de 1999
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Patricia Chakur Brum
Beneficiário:Gustavo José Justo da Silva
Instituição-sede: Escola de Educação Física e Esporte (EEFE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hipertensão   Células quimiorreceptoras   Treinamento físico

Resumo

O treinamento físico provoca algumas modificações cardiovasculares entre elas a diminuição da pressão arterial de indivíduos e animais hipertensos Véras e Silva (1996) observaram que a redução da pressão arterial em ratos hipertensos após o treinamento físico de baixa intensidade era atribuída a uma diminuição do débito cardíaco as custas de uma bradicardia de repouso. Os mecanismos envolvidos neste comportamento da pressão arterial e do débito cardíaco não estão totalmente esclarecidos. Após uma sessão aguda de exercício físico, SILVA (1996) observou que ratos hipertensos apresentavam uma redução da pressão arterial concomitante com um aumento da sensibilidade do reflexo pressorreceptor, que pode perdurar até 24 horas após o término do mesmo. Se a sensibilidade do reflexo se mantiver aumentada com o exercício realizado de forma crônica, poderá ser um dos potenciais mecanismos envolvidos na atenuação da hipertensão pelo treinamento físico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRUM‚ P.C.; DA SILVA‚ G.J.J.; MOREIRA‚ E.D.; IDA‚ F.; NEGRÃO‚ C.E.; KRIEGER‚ E.M. Exercise training increases baroreceptor gain sensitivity in normal and hypertensive rats. Hypertension, v. 36, n. 6, p. 1018-1022, 2000.
SILVA‚ G.J.J.; BRUM‚ P.C.; NEGRÃO‚ C.E.; KRIEGER‚ E.M. Acute and chronic effects of exercise on baroreflexes in spontaneously hypertensive rats. Hypertension, v. 30, n. 3, p. 714-719, 1997.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.