Busca avançada
Ano de início
Entree

Intercalação, metaenunciação e autoria: uma análise textual-discursiva da interposição na escrita

Processo: 02/01793-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de junho de 2002
Vigência (Término): 31 de março de 2004
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Sirio Possenti
Beneficiário:Juliene da Silva Barros
Instituição-sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Enunciação   Análise do discurso   Linguística textual

Resumo

Propomos com este projeto uma interface teórica entre Lingüística Textual e Análise do Discurso (AD) para promover uma análise textual-discursiva de fenômenos de interposição chamados inserções, digressões e notas de rodapé, tomando por base textos escritos, especialmente gêneros do discurso acadêmico. Nessa perspectiva de reorientação, designaremos os três fenômenos como intercalação, para, inicialmente, redefini-los, a partir de seus modos de apresentação e de suas funções, como Metaenunciação (Maingueneau, 1997); e, em seguida, propormos, aplicando critérios de centralidade tópica e de presença no continuum textual, uma taxonomia para as diferentes manifestações desse fenômeno enunciativo, a partir dos conceitos de Gênero (Bakhtin, 1192) e de Estilo (Possenti, 2000). Efetuados esses procedimentos básicos de conceituação e de classificação, passaremos à análise dos possíveis efeitos da interposição para o texto, enfocando questões relativas à unidade e a heterogeneidade, pois trabalhamos com duas hipóteses centrais: a intercalação é um fenômeno ambíguo, que pode direcionar-se à unidade e tender à dispersão; a intervenção do sujeito, no sentido de articular a interposição no tópico, tornando-a relevante, revela um trabalho de constituição de autoria. Com a interface, então, abordaremos, numa mesma análise, as duas faces das intercalações - até então tratadas em separado; além disso, reconsideraremos o sujeito que age nesse espaço entre texto e discurso. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARROS, Juliene da Silva. Intercalação, (Meta)enunciação e autoria. 2003. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.