Busca avançada
Ano de início
Entree

Novos materiais para eletro-oxidacao de substratos organicos: investigacao da oxidacao do isopulegol em eletrodos de oxidos binarios de rutenio e titanio (ruxti(1-x)o2).

Processo: 97/00972-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 1997
Data de Término da vigência: 30 de junho de 1999
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Adalgisa Rodrigues de Andrade
Beneficiário:Dane Tadeu Cestarolli
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento de novos materiais   Eletrocatálise
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Eletrocatalise | Eletrosintese Organica | Novos Materiais | Oxidos Binarios

Resumo

O presente projeto visa a aplicação de métodos eletroquímicos para estudar a viabilidade de é catálise heterogênea de óxidos binários de titânio e rutênio na oxidação do isopulegol. A preparação dos Anodos Dimensionalmente estáveis tendo rutênio como material eletrocatalisador não foi feita por este ser um material praticamente inexplorado no campo da eletroquímica orgânica, ocorre também, devido a sua grande versalidade e poder catalítico observado na oxidação de substrato orgânico em fase homogênea. A revisão bibliográfica realizada mostra que a utilização dos ADE, para oxidação de álcoois de cadeia carbônica longa é um processo praticamente inexistente. O presente estudo visa ampliar os dados apresentados na literatura sobre a utilização dos ADE em eletrosíntese orgânica. Na iniciação científica o candidato realizou estudos com eletrodo contendo 100% de rutênio e verificou uma boa atividade catalítica RuO2 na presença de isopulegol. No entanto, a onda de oxidação obtida situa-se próximo à região de desprendimento do oxigênio, onde eletrodo era instável. Uma solução para este problema são os óxidos binários onde o TiO2 entra como elemento que introduz a estabilidade mecânica e o rutênio como agente catalisador. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)