Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do tamanho das moléculas de substâncias húmicas na eficiência da coagulação, floculação e flotação de águas

Processo: 02/07680-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de março de 2003
Vigência (Término): 31 de outubro de 2005
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Luiz Di Bernardo
Beneficiário:Marcelo de Julio
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Substâncias húmicas   Coagulação   Floculação   Flotação

Resumo

Estudar o efeito do tamanho das moléculas de substâncias húmicas na eficiência da coagulação, floculação e flotação de águas de mesma cor verdadeira empregando o reagente de Fenton como coagulante. As substâncias húmicas extraidas de turfa serão filtradas em membrana com poros de 0,45pm e, em seguida, fracionadas por ultrafiltração sendo divididas em três faixas de tamanho de moléculas. Para cada faixa de tamanho de moléculas será preparada um tipo de água e, um quarto tipo de água será preparada com as substâncias húmicas sendo apenas filtradas em membrana de 0,45pm, procurando-se simular uma água natural. Sendo assim, serão preparados quatros tipos de águas de elevada cor verdadeira, sendo que para cada uma delas serão mantidos os mesmos valores de pH, alcalinidade, dureza, condutividade e temperatura. Será empregado o equipamento floteste para os ensaios de clarificação, onde serão otimizadas as condições de coagulação, mistura rápida e floculação, bem como os demais parâmetros que influem na eficiência da flotação. Será realizada uma bateria de ensaios onde a água flotada será filtrada em filtro de areia de laboratório, procurando-se simular um tratamento em ciclo completo. Por meio da construção de diagramas de coagulação serão determinadas as regiões de maior eficiência na remoção de cor aparente em função das dosagens de coagulante e pH de coagulação para as diferentes combinações de tamanho de moléculas e velocidades de flotação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE JULIO, MARCELO; DE JULIO, TATIANE S.; DI BERNARDO, LUIZ. Influence of the apparent molecular size of humic substances on the efficiency of coagulation using Fenton's reagent. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 85, n. 2, p. 833-847, JUN 2013. Citações Web of Science: 1.
MARCELO DE JULIO; EDUARDO FAUSTO DE ALMEIDA NEVES; JULIO CESAR TROFINO; LUIZ DI BERNARDO. Emprego do reagente de fenton como agente coagulante na remoção de substâncias húmicas de água por meio da flotação por ar dissolvido e filtração. Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 11, n. 3, p. -, Set. 2006.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JULIO, Marcelo de. Efeito da massa molecular das substâncias húmicas na eficiência da coagulação com o reagente de Fenton, floculação e flotação de águas de mesma cor verdadeira. 2005. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.