Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da especificidade fina do reconhecimento de carboidratos pela lectina de mamifero indutora da migracao de neutrofilos (mncf).

Processo: 99/00731-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 1999
Vigência (Término): 31 de agosto de 2000
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunoquímica
Pesquisador responsável:Maria Cristina Roque Antunes Barreira
Beneficiário:Emerson Soares Bernardes
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:95/00356-0 - Mediadores do processo inflamatório, AP.TEM
Assunto(s):Movimento celular   Neutrófilos   Lectinas   Macrófagos   Carboidratos

Resumo

MNCF é uma Lectina de mamífero produzida por macrófagos ativados e que induz migração de neutrófilos ín vivo e in vitro. A propriedade quimioatraente dessa lectina é mediada por sítio ligante de D-galactose, tendo as peculiaridades de (1) estar manifesta mesmo em animais-teste pré-tratados com glicocortícóides, (2) ligar-se à laminina, e, (3) ser inibida na presença do açúcar específico. Este projeto visa o estudo mais aprofundado da especificidade do reconhecimento de carboidratos por essa lectina, através da preparação de alguns derivados carboidratos e neoglicoproteínas contendo açúcares de interesse. Esses compostos serão avaliados quanto à capacidade de interferir na atividade quimiotraente do MNCF em ensaios de migração de neutrófilos in vivo e in vitro, e, na interação do MNCF com a laminina através de ensaios de ligação em microplacas. Tais investigações têm como meta final o desenvolvimento de drogas baseadas em açúcares ou ligantes de açúcares solúveis, capazes de interferirem nos processos inflamatórios indesejáveis. (AU)