Busca avançada
Ano de início
Entree

Mecanismos serotonérgicos e colecistocinérgicos do núcleo parabraquial no controle da ingestão de água e sódio em ratos

Processo: 97/13656-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 1998
Vigência (Término): 30 de novembro de 1999
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:José Vanderlei Menani
Beneficiário:Juliana Irani Fratucci de Gobbi
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Serotonina   Sal na dieta   Colecistocinina   Angiotensinas

Resumo

Neste projeto serão utilizados ratos com cânulas de aço inoxidável implantadas bilateralmente no núcleo parabraquial lateral (NPBL) com o objetivo de se estudar: a) uma possível interação entre mecanismos inibitórios ativados pela serotonina e colecistocinina (CCK) no NPBL no controle da ingestão de água e sódio, induzida pelo tratamento dos ratos com um diurético (furosemida) associado com doses baixas de um inibidor da enzima conversora (Captopril); b) os efeitos da injeção de antagonistas da serotonina no NPBL sobre a ingestão de água e sódio induzida pelo tratamento com desoxicorttcosterona; c) a participação de receptores da CCK no NPBL no controle da ingestão de água e sódio induzido pelo tratamento com isoproterenol subcutâneo. Serão injetados no NPBL metisergida ou DOI (respectivamente antagonista e agonista serotonérgico) e proglumide (antagonista da CCK) ou CCK. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE GOBBI‚ J.I.F.; DE LUCA‚ L.A.; MENANI‚ J.V. Serotonergic mechanisms of the lateral parabrachial nucleus on DOCA-induced sodium intake. Brain Research, v. 880, n. 1, p. 131-138, 2000.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.