Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia do condicionamento ambiental na resistencia a delaminacao de borba livre em compositos avancados.

Processo: 96/04116-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1996
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2001
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial
Pesquisador responsável:Mirabel Cerqueira Rezende
Beneficiário:Geraldo Mauricio Candido
Instituição Sede: Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Delaminação   Condicionamento ambiental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Borda Livre Moldada | Composito Avancado | Condicionamento Ambiental | Delaminacao

Resumo

O desenvolvimento da tecnologia dos compósitos poliméricos avançados tem como uma de suas finalidades, formar um conjunto de materiais que combinem alta resistência, alta rigidez e baixa densidade. Esta combinação de propriedades é resultante da união de reforços de fibras com, resmas poliméricas, tomando os compósitos particularmente atrativos como substituintes das ligas metálicas em aplicações aeronáuticas e aeroespaciais. Entretanto, as propriedades dos compósitos dependem de alguns fatores, como as técnicas de processo de fabricação empregadas. Sendo assim, é muito importante que os valores das propriedades utilizados no projeto levem em conta o processo de fabricação a ser utilizado. A seqüência de empilhamento das camadas e o tipo de acabamento da borda livre (região que retém as tensões interlaminares, principais causadoras de delaminação nos compósitos) são alguns dos fatores que afetam a resistência do laminado. Estes fatores podem contribuir para que ocorra a delaminação de borda livre, que reduz a resistência e a rigidez do laminado, assim como o seu limite de vida útil. Recentemente foi proposta uma técnica de processo de fabricação para produzir laminados com bordas livres moldadas, que elimina a necessidade de recorte e acabamento da borda com grande ganho de produtividade. Mas não é conhecido o comportamento deste tipo de acabamento de borda livre em condições ambientais. Visando dar seqüência nessa linha de pesquisa, este projeto de tese propõe o estudo da resistência à delaminação de borda em laminados com bordas livres moldadas e usinadas sob os efeitos do condicionamento ambiental, simulado em uma câmara de climatização com temperatura, umidade e radiação ultravioleta controladas durante determinados períodos de tempo. Paralelo ao trabalho experimental será realizada a análise teórica da distribuição das tensões interlaminares na vizinhança da borda livre dos laminados, para os diferentes tipos de acabamento de borda pesquisados, utilizando-se o método dos elementos finitos, onde deverão ser incluídos os parâmetros de temperatura e umidade, comparando com os resultados experimentais obtidos. A caracterização dos corpos-de-prova será feita através de ensaios de resistência à tração e análise morfológica pelas microscopias óptica e eletrônica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GERALDO MAURÍCIO CÂNDIDO; MIRABEL CERQUEIRA REZENDE; SÉRGIO FRASCINO MÜLLER DE ALMEIDA. Hygrothermal effects on the tensile strength of carbon/epoxy laminates with molded edges. MATERIALS RESEARCH-IBERO-AMERICAN JOURNAL OF MATERIALS, v. 3, n. 2, p. 11-17, . (96/04116-6)