Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem, análise e estratégicas de operação de reatores multifásicos; processo de hidrogenação de fenol

Processo: 99/04710-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 1999
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2003
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química
Pesquisador responsável:Rubens Maciel Filho
Beneficiário:Basilino Barbosa de Freitas Junior
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14384-3 - Integração de processos químicos contínuos em tempo real, AP.TEM
Assunto(s):Fenol   Reatores   Modelagem

Resumo

Neste projeto serão desenvolvidos modelos matemático determinísticos (baseados em balanços de massa, energia e momento), não determiníscos (baseados em redes neurais e modelos híbridos) e "fuzzy" (baseado no conceito de conjunto fiizzy) para reatores químicos do tipo multfásico e definição de estratégica operacional de tais tipos de reatores, que visem operar o reator em altos níveis de desempenho e segurança. Como caso estudo será considerado o reator de produção de ciclohexanol através da hidrogenação do fenol, dados industriais de temperatura, pressão e concentração estão diponível e serão utilizados no desenvolvimento e validação dos modelos. Para aumentar a base de conhecimento, útil para o desenvolvimento das regras "fuzzy" e definição de estratégicas operacionais será empregado o método de planejamento de experimento, sendo o modelo determinístico dinâmico a fonte de dados e informações. Este projeto é parte integrante do projeto temático "Integração de processos químicos contínuo em tempo Real" N. 1998/14384-3. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JUNIOR, Basilino Barbosa de Freitas. Modelagem deterministica, fuzzy e analise de operação de reatores multifasicos : processo de hidrogenação do fenol. 2003. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.