Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel das irmandades de clérigos na organização espacial de núcleos urbanos luso-brasileiros: estudo de caso

Processo: 01/02431-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Luciano Migliaccio
Beneficiário:André Luiz Tavares Pereira
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Itália   Cenografia   Arquitetura   Portugal   Barroco

Resumo

O pesquisador deseja verificar em que medida instalou-se, em núcleos de formação orgânica, espontânea ou semi-espontânea, no século XVIII, um urbanismo/cenografia de grande qualidade plástica. Ao mesmo tempo, procura-se estabelecer relações entre a organização espacial e a aparência dos centros urbanos mineiros e cidades européias de traçado irregular, com características medievais, que sofreram intervenções significativas no século XVIII. As cidades do norte de Portugal (Porto, Lamego, Braga, Guimarães, etc.), a Alfama em Lisboa e as cidades italianas do sul (Noto, Siracusa, Nápoles), por suas características formais, constitui o grupo central de cidades européias escolhidas para análise comparativa. Além desses exemplos, incluímos as cidades italianas de Gênova e Turim, particularmente interessante pela atuação de Filippo Juvarra, e o bairro da Alfama em Lisboa. Nosso estudo funda-se, principalmente, na hipótese de mesmo teor levantada, ainda nos anos oitenta, por Giovanna Rosso Del Brenna em um texto publicado no Vol.12 da Revista Barroco/UFMG. Desejamos, nessa etapa de nossas investigações, coletar um número maior de dados que não só auxiliem na verificação de nossas indagações, mas que possibilitem a compreensão o que, de fato, constitui a idéia de urbanismo como cenografia, tão cara ao período barroco. Essa pesquisa é fruto direto do trabalho que desenvolvemos, com o auxilio da FAPESP, para a obtenção do grau de mestre em história da Arte noIFCH/UNICAMP. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ANDRE LUIZ TAVARES PEREIRA. A constituição do programa iconografico das irmandades de clerigos seculares no Brasil e em Portugal no seculo XVIII : estudos de caso. 2006. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.