Busca avançada
Ano de início
Entree

Escalas temporais e espaciais no controle biológico da broca da cana-de-açúcar Diatraea saccharalis (Fabricius, 1794)(lepidoptera: Pyralidae) pelos parasitóides Cotesia flavipes (Cameron, 1891)..

Processo: 96/12409-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 1997
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2001
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Harold Gordon Fowler
Beneficiário:Marcelo Nogueira Rossi
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Controle biológico   Parasitismo

Resumo

O programa de controle biológico da broca da cana-de-açúcar Diatraea saccharalis (Lepidoptera: Pyralidae) pelos parasitóides Cotesiaflavipes (Hymenoptera: Braconidae) e dipteros (MeíagonisíyJum minense e Paratheresia claripalpis) é apenas estudado com dados gerais, sem levar em conta as variáveis que acompanharam este programa ao longo dos anos. O trabalho consistirá de um levantamento de dados presente na Usina da Barra e Usina São João de Araras (Estado de São Paulo). Na primeira destas, os dados serão obtidos por zona no período de 1982 a 1995. Na Usina São João de Araras os dados serão obtidos por talhão no período de 1974 até 1994. Os dados compreenderão a intensidade de infestação da broca, a porcentagem de parasitismo pelos parasitóides citados, a quantidade destes parasitóides liberados, o tipo de variedade e solos, o estágio de desenvolvimento da cana e a quantidade de cana-de-açúcar produzida. Através destes dados obteremos respostas das escalas espaciais e temporais na variação da densidade da broca em virtude da ação, ou não, destes parasitóides, da influência das diferentes categorias na densidade e porcentagem de parasitismo da broca, de onde as liberações destes parasitóides foram realmente eficientes e necessárias e se existe um efeito aditivo, negativo ou nulo da ação conjunta de C. flavipes e dipteros, ou se apenas o primeiro destes exerce alterações nas densidades da broca, promovendo ganhos ou não na produção. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROSSI, Marcelo Nogueira. Dinâmica espaço-temporal em populações de broca da cana-de-açúcar Diatraea saccharalis (Fabr., 1794) (Lepidoptera: Crambidae) e seus parasitóides em diferentes escalas espaciais). 109 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.