Busca avançada
Ano de início
Entree

Genoma funcional de xanthomonas axonopodis pv.citri. analise de microarrays em mutantes com patogenicidade alterada.

Processo: 02/13862-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2003
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Jesus Aparecido Ferro
Beneficiário:Marcelo Luiz de Laia
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Fatores de virulência   Análise de sequência com séries de oligonucleotídeos   Genômica funcional   Cancro (doença de planta)   Xanthomonas   Expressão gênica

Resumo

Dentre as doenças dos citros, o cancro cítrico causado pela bactéria Xanthomonas axonopodis pv. citri constitui uma das principais. Na ausência de um método curativo para a doença, a única forma de eliminar o cancro cítrico é por meio da erradicação do material contaminado, o que torna seu controle dispendioso. A partir do seqüênciamento completo do genoma da bactéria fitopatogênica Xanthomonas axonopodis pv. citri, abriu-se a possibilidade da utilização de estratégias de análise genômica funcional com vistas a geração de subsídios passíveis de serem utilizados na geração de metodologias de controle deste fitopatógeno. Nesse sentido, propõe-se identificar e caracterizar os genes implicados na patogênese, bem como suas vias metabólicas. Para tal, mutantes cuja patogenicidade apresentarem-se alterada ou inexistente serão seqüenciados e os respectivos genes serão identificados. Os perfis transcriptômicos desses mutantes serão analisados por meio de microarray, a fim de verificar variações do perfil de expressão durante a infecção, comparando-se a bactéria selvagem com cada um dos mutantes analisados, As informações a serem acumuladas visam identificar fatores de virulência derivados do patógeno que atuam sobre a planta hospedeira, propiciando a descoberta de produtos gênicos passíveis de serem alvos para substâncias antimicrobianas. Além disso, esta abordagem servirá como modelo para outros patossistemas semelhantes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE LAIA, MARCELO LUIZ; MOREIRA, LEANDRO MARCIO; GONCALVES, JANAINA FERNANDES; TIRABOSCHI FERRO, MARIA INES; PINTO RODRIGUES, ANY CAROLINY; DOS SANTOS, JESSICA NAIARA; FELESTRINO, ERICA BARBOSA; FERRO, JESUS APARECIDO. Gene expression analysis identifies hypothetical genes that may be critical during the infection process of Xanthomonas citri subsp. citri. ELECTRONIC JOURNAL OF BIOTECHNOLOGY, v. 42, p. 30-41, NOV 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LAIA, Marcelo Luiz de. Análise funcional de genes de Xanthomonas axonopodis pv. citri implicados na patogênese. 2007. 322 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.