Busca avançada
Ano de início
Entree

Trajetórias metamórficas de ambientes de subducção continental e colisão: a frente das Nappes Aiuruoca-Andrelândia e Lima Duarte, borda sul do Cráton do São Francisco, Minas Gerais

Processo: 01/11687-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Pesquisador responsável:Mario da Costa Campos Neto
Beneficiário:Luciana Pascarelli Santos
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Geotectônica   Metamorfismo

Resumo

A Nappe Aiuruoca-Andrelândia, na borda sul-sudoeste do Cráton do São Francisco, caracteriza-se por um metamorfismo de alta pressão e gradiente inverso, gradando da base para o topo, de fácies anfibolito baixo a granulito. Esse evento é representado pela transição de mica xistos (MgChl-St-Ky-Grt-Bt-Ms) aos metapelitos com relíquias de fácies granulito/eclogito (Rt-Msp-Ky-Grt) que ocorrem na frente erosiva da nappe. Lateralmente, a Nappe Aiuruoca-Andrelândia encontra-se sotoposta por rochas de alta temperatura (Nappe Lima Duarte), onde ressalta-se a presença exclusiva de silimanita (Ky-out) em domínios da sequencia Andrelândia, na interface entre as nappes de alta pressão e de alta temperatura. Este trabalho visa o estabelecimento das condições e trajetórias metamórficas para terrenos de alta pressão e da influência térmica lateral exercida pelo alóctone de alta temperatura, bem como a definição dos ambientes tectônicos responsáveis pelos eventos metamórficos identificados. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Luciana Pascarelli. Trajetórias metamórficas de ambientes colisionais: domínios frontais das nappes Aiuruoca-Andrelândia e Lima Duarte, borda sul do Cráton do São Francisco, Minas Gerais. 2004. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Geociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.