Busca avançada
Ano de início
Entree

Um estudo acerca da estrutura vertical de barras em galáxias

Processo: 99/07492-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 1999
Vigência (Término): 31 de outubro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Extragaláctica
Pesquisador responsável:Ronaldo Eustaquio de Souza
Beneficiário:Dimitri Alexei Gadotti
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Galáxias espirais   Dinâmica estelar   Formação e evolução da galáxia   Estrutura da galáxia

Resumo

Muitos trabalhos vêm mostrando que a vida de galáxias espirais é marcada de forma expressiva pela formação e evolução de barras estelares. Essas estruturas têm, certamente, um papel fundamental na evolução de galáxias. Sabe-se hoje que cerca de 1 Giga-ano após a sua formação, uma barra deve adquirir uma importante estrutura vertical. Porém, não existe atualmente um estudo direto acerca da estrutura vertical de barras estelares. No presente projeto, propomos um estudo direto das órbitas que se afastam do plano do disco em galáxias fortemente barradas, isto é, aquelas que dão à barra uma importante estrutura vertical. Esse estudo nos permitirá criar um diagnóstico para identificar e estudar a estrutura vertical de barras em galáxias vistas de face. Nosso diagnóstico será útil na solução de vários problemas, entre eles, na compreensão da importância das barras na formação e/ou construção de bojos, e na identificação de barras recém-formadas. Atacaremos estes problemas mediante a espectroscopia e o imageamento de galáxias fortemente barradas vistas de face. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Astronomia está cada vez mais colaborativa 
Consórcios internacionais buscam astrônomos e financiamento brasileiro 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUZA, RONALDO EUSTÁQUIO; GADOTTI, DIMITRI ALEXEI. BUDDA: a new two-dimensional bulge/disk decomposition code for detailed structural analysis of galaxies. ASTROPHYSICAL JOURNAL SUPPLEMENT SERIES, v. 153, n. 2, p. 411-427, Aug. 2004.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GADOTTI, Dimitri Alexei. Sobre a formação e evolução de barras estelares em galáxias. 2003. xx,351 f. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.