Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da viabilidade tecnica do uso do oleo de xisto na compatibilizacao do cimento asfaltico de petroleo com a borracha de pneus descartados.

Processo: 02/03513-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2002
Vigência (Término): 31 de julho de 2006
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Infra-estrutura de Transportes
Pesquisador responsável:Manoel Henrique Alba Soria
Beneficiário:Adalberto Leandro Faxina
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Pavimentação asfáltica   Propriedades mecânicas   Reologia

Resumo

A disposição inadequada de pneus descartados no meio ambiente é um problema que vem despertando a atenção dos órgãos de defesa do meio ambiente e dos governos em todo o mundo. O reaproveitamento dos pneus inservíveis em pavimentação asfáltica é uma alternativa promissora para a minimização do problema ambiental por eles gerado. O presente projeto de pesquisa visa o estudo da viabilidade técnica da utilização do óleo extensor de borracha tipo AR-5, produto nacional obtido do xisto betuminoso, como agente compatibilizante entre o cimento asfáltico e a borracha de pneus inservíveis. Para atingir este propósito, serão realizados ensaios de caracterização física do ligante asfalto-borracha modificado com óleo de xisto e do ligante asfalto borracha sem óleo de xisto, a fim de verificar a influência desta variável. E também serão realizados ensaios de laboratório com o concreto asfáltico usinado a quente empregando estes dois tipos de ligante asfalto-borracha (o modificado e o não modificado com óleo extensor), a fim de verificar a influência desta variável sobre o comportamento mecânico destas misturas. Acredita-se que o óleo de xisto proporcione um ligante asfalto-borracha com características reológicas melhoradas e misturas asfálticas com melhor comportamento mecânico. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FAXINA, Adalberto Leandro. Estudo da viabilidade técnica do uso do resíduo de óleo de xisto como óleo extensor em ligantes asfalto-borracha. 2006. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.