Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de estabilidade e eficiência de reator sequencial em batelada contendo biomassa imobilizada, alimentado com água residuária de fácil degradação e submetido a aumento progressivo de carga orgânica

Processo: 00/15129-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2001
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2003
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Marcelo Zaiat
Beneficiário:Ana Paula Miqueleto
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Biomassa imobilizada   Carga orgânica

Resumo

Os reatores anaeróbios seqüênciais em batelada têm sido estudados desde o início da década de 90 por grupos de pesquisa nos Estados Unidos e no Canadá. Atualmente, vários grupos de pesquisa de diversos países têm se dedicado ao estudo deste sistema de tratamento que se apresenta como alternativa aos sistemas contínuos para várias aplicações. O reator anaeróbio em batelada contendo biomassa imobilizada em partículas de espuma de poliuretano tem apresentado resultados promissores obtidos em escala de bancada. No entanto, alguns problemas e algumas dúvidas persistem por se tratar de tecnologia recente. Um dos principais questionamentos quanto à aplicação deste reator está relacionado com o limite de aplicação técnica em termos de carga orgânica para águas residuárias de simples e difícil degradação. Dessa forma, o projeto proposto terá como objetivo principal a avaliação operacional de reator anaeróbio em batelada contendo biomassa imobilizada quando submetido a aumentos progressivos da carga orgânica. O substrato utilizado será simples contendo glicose como fonte de carbono e energia. A concentração do substrato (expressa como DQO) será variada de 500 a 5000 mg/L para avaliação do sistema em baixa e alta carga orgânica. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MIQUELETO, Ana Paula. Comportamento de reator anaeróbio operado em batelada seqüencial, contendo biomassa imobilizada e submetido a aumento progressivo da concentração de substrato de fácil degradação. 2003. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.