Busca avançada
Ano de início
Entree

Metais pesados e formas nitrogenadas em um Latossolo Vermelho Escuro tratado com resíduos urbanos durante anos sucessivos

Processo: 96/01081-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 1996
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2000
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Maria Emilia Mattiazzo-Prezotto
Beneficiário:Fernando Carvalho Oliveira
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Metais pesados   Lodo de esgoto

Resumo

Será realizado em condições de campo um estudo com objetivo de avaliar os efeitos da aplicação, por dois anos sucessivos, de lodo de esgoto e composto de lixo em um Latossolo Vermelho escuro a ser cultivado com cana-de-açúcar. Tais efeitos serão avaliados através dos seguintes atributos: degradação da carga orgânica adicionada via resíduos; lixiviação de formas nitrogenadas (N-NO3- + N-NH4+) e metais pesados; fitodisponibilidade de metais pesados avaliada através de correlações estabelecidas entre quantidades absorvidas por plantas de cana-de-açúcar e teores extraídos do solo por dois diferentes extratores químicos e produtividade e características tecnológicas da cana-de-açúcar. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
F. C. OLIVEIRA; M. E. MATTIAZZO; C. R. MARCIANO; C. H. ABREU JUNIOR. Fitodisponibilidade e teores de metais pesados em um latossolo amarelo distrófico e em plantas de cana-de-açúcar adubadas com composto de lixo urbano. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 26, n. 3, p. 737-746, Set. 2002.
FERNANDO CARVALHO OLIVEIRA; MARIA EMILIA MATTIAZZO; CLAUDIO ROBERTO MARCIANO; CASSIO HAMILTON ABREU JUNIOR. Alterações em atributos químicos de um Latossolo pela aplicação de composto de lixo urbano. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 37, n. 4, p. 529-538, Abr. 2002.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.