Busca avançada
Ano de início
Entree

Resposta de ovelhas das raças Santa Inês e Ile de France às infecções naturais por nematódeos gastrintestinais ao longo das diferentes fases reprodutivas

Processo: 01/02986-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2001
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Alessandro Francisco Talamini Do Amarante
Beneficiário:Raquel Abdallah da Rocha Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Ovinos   Período perinatal   Resistência à doença

Resumo

Este experimento será realizado com objetivo de avaliar a resposta de ovelhas das raças Santa Inês e Ile de France às infecções naturais por nematódeos gastrintestinais, especialmente no período periparto. Além disso, pretende-se estimar a carga parasitária dos cordeiros das duas raças antes do desmame. Para isso, 15 ovelhas vazias de cada raça serão adquiridas (outubro/2001) em três propriedades distintas (cinco ovelhas/propriedade) para que seja assegurada a maior variabilidade genética possível. Após um mês de adaptação no piquete, onde serão mantidas ao longo do experimento, as ovelhas de ambas as raças terão o cio sincronizado e serão inseminadas artificialmente (dezembro/2001). Os nascimentos dos cordeiros ocorrerão, em maio de 2002 e os animais serão desmamados com dois a três meses de idade (agosto/2002). Amostras fecais e sanguíneas serão colhidas dos animais de novembro de 2001 a outubro de 2002. Em cada uma das amostras de fezes será feita a contagem de ovos por grama de fezes (OPG). Coproculturas para obtenção de larvas infectantes, serão realizadas separadamente com as amostras das ovelhas de cada família. No sangue será determinado o volume-globular. (VG), os níveis de proteínas plasmáticas e o número de eosinófilos circulantes. Os animais serão ainda pesados periodicamente. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROCHA‚ R. A.; AMARANTE‚ A. F. T.; BRICARELLO‚ P. A. Comparison of the susceptibility of Santa Inês and Ile de France ewes to nematode parasitism around parturition and during lactation. Small Ruminant Research, v. 55, n. 1-3, p. 65-75c, Oct. 2004.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Raquel Abdallah da Rocha. Resistência de ovelhas e de cordeiros das raças Santa Inês e Ile de France às infecções por nematódeos gastrintestinais. 77 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.