Busca avançada
Ano de início
Entree

Acao da angiotensina ii na area preoptica medial sobre a secrecao de gonadotrofinas e prolactina: estudo sobre possivel mediacao oxido-nitrergica.

Processo: 98/13761-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 1999
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2001
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:CELSO RODRIGUES FRANCI
Beneficiário:Adriana Santos Moreno
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Angiotensina II   Óxido nítrico

Resumo

O óxido nítrico (NO) desempenha função sinalizadora no sistema nervoso central e periférico. Evidências recentes sugerem que o NO pode funcionar como um novo transmissor no hipotálamo para regular a secreção de LHRH e que neurônios NOérgicos estão presentes em alguns núcleos hipotalâmicos, incluindo sítios importantes para a regulação do LHRH, como a área preóptica medial (MPOA), onde um número grande de neurônios LHRH foi detectado, órgão vasvuloso da lâmina terminal (OVLT), entre outros. A angiotensina II produzida pelo sistema renina-angiotensina central exerce função exitadora na regulação da secreção de LHRH. Neste estudo pretendemos investigar a existência de interação de A II e neurônio NOérgicos na MPOA em ratas ovariectomizadas, tratadas com estrógeno ou não, para o controle da secreção de gonadotrofinas ÍLH e FSH) e prolactina (PRL). (AU)