Busca avançada
Ano de início
Entree

Preparacao e caracterizacao de ionomeros de vidro para aplicacoes odontologicas.

Processo: 01/13686-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Maria Aparecida Zaghete Bertochi
Beneficiário:Marcio José Bertolini
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Ionômeros de vidro   Cimento

Resumo

A proposta deste projeto de pesquisa é preparar e caracterizar vidro contendo: SiO2 - AI2O3 - Nb2O5 - CaF2 - CaO visando aplicações como cimentos de ionômeros de vidros ou como partículas de carga na obtenção de compósitos ionômeros / resina fotopolimerizável. O sistema proposto será preparado por processo químico (método Pechini). Após a obtenção e moagem do vidro, serão preparados os cimentos e os compósitos ionômeros/resina. Os cimentos serão obtidos pela mistura do pó do vidro com ácido orgânico e os compósitos pela inserção de partículas do vidro moído em uma resina fotopolimerizável convencional comercial. Para caracterização dos materiais serão realizados testes de: propriedades mecânicas (dureza e tração diametral), índice de retração (tendo em vista o aspecto estético), liberação de fluoreto e rugosidade superficial. Todos estes testes são fundamentais e juntamente com o aspecto estético ditam a escolha do material. Serão realizados, os mesmos testes, com os materiais obtidos nesta pesquisa e com os materiais comerciais. Os resultados dos ensaios com os materiais preparados nesta pesquisa serão comparados, pois isto indicará o potencial dos materiais desenvolvidos para uso em futuras aplicações odontológicas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BERTOLINI, Marcio José. Preparação e caracterização de ionômeros de vidro para aplicações odontológicas. 87 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Quimica. Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.