Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da resistência flexural e da dureza de resinas acrílicas para reembasamento do tipo imediato: efeito da complementação térmica de polimerização

Processo: 01/01403-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2001
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2003
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo Vergani
Beneficiário:Rosangela Seiko Seó
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Dureza   Resinas acrílicas   Resistência à flexão

Resumo

A reabsorção do rebordo é um processo natural que ocasiona a necessidade freqüente de reembasamento das próteses removíveis e, para isso, algumas resinas para reembasamento mediato e imediato têm sido desenvolvidas. Esses materiais, após o processo de polimerização, apresentam monômero residual que, dependendo da quantidade, pode comprometer as propriedades mecânicas. Estudos têm demonstrado que o monômero residual de resinas para base de prótese pode ser reduzido por meio de imersão em água aquecida, tanto pela sua liberação como por uma reação complementar de polimerização. Essa reação complementar poderia ser obtida, ainda, por meio do aquecimento gerado pela utilização de microondas. Com base nesses aspectos, nos propomos a estudar o efeito de diferentes tratamentos térmicos sobre as propriedades de resistência à flexão e dureza de três resinas utilizadas para reembasamento do tipo imediato e de uma resina termopolimerizável. Para isso, corpos de prova serão confeccionados e submetidos ao teste de flexão (máquina de ensaios MTS-810) e ao teste de dureza (Micromet 2103). Para avaliar o efeito de diferentes tratamentos térmicos os corpos serão avaliados nas seguintes condições: Após imersão em água a 55 C por 10 min. e após a aplicação de energia de microondas com potência de 500 W por 3 min. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSANGELA SEIKO SEO; CARLOS EDUARDO VERGANI; EUNICE TERESINHA GIAMPAOLO; ANA CLAUDIA PAVARINA; ANA LUCIA MACHADO. Effect of a post-polymerization treatments on the flexural strength and Vickers hardness of reline and acrylic denture base resins. Journal of Applied Oral Science, v. 15, n. 6, p. -, Dez. 2007.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SEÓ, Rosangela Seiko. Efeito da complementação térmica de polimerização sobre a resistência flexural e dureza de resinas acrílicas para reembasamento. 2003. 177 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Odontologia (Campus de Araraquara). Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.