Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da depleção de granulócitos na histoplasmose experimental murina

Processo: 00/01079-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2000
Vigência (Término): 31 de julho de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Lúcia Helena Faccioli
Beneficiário:Anderson de Sá Nunes
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:95/09691-6 - Mecanismos envolvidos no recrutamento de eosinófilos e sua participação no desenvolvimento da hiper-reatividade brônquica, AP.JP
Assunto(s):Citocinas   Neutrófilos   Inflamação   Eosinófilos

Resumo

A histoplasmose é uma doença crônica e granulomatosa, cujo agente etiológico é o fungo Histoplasma capsulatum. A sua inalação leva a uma intensa reação inflamatória nos bronquíolos e alvéolos pulmonares, que resolve-se assintomaticamente em pacientes imunocompetentes, mas que em indivíduos imunocomprometidos, pode ou não disseminar-se atingindo outros órgãos e levar à morte. A imunidade celular, especialmente a interação entre células T e macrófagos e as citocinas TNF-alfa, IFN-gama e IL-12 são fundamentais para o controle da infecção e erradicação do H. capsulatum ao contrário, a elevação dos níveis de IL-4 está relacionada com a morte dos animais, sendo que a administração de anticorpos para esta citocina previne a morte dos mesmos. Embora o papel efetor destas células e desses mediadores já esteja bem determinado, ainda são escassas e contraditórias as evidências quanto à participação dos granulócitos nesta infecção. Neutrófilos produzem IFN-gama e são ativados por esta citocina. Os eosinófilos produzem IL-4, TNF-alfa, IFN-gama e IL-12. Isto sugere um papel potencial dos granulócitos na regulação e no controle da resposta imune. Assim, no presente projeto, temos como objetivos avaliar e comparar a resposta imune e a disseminação do H. capsulatum em camundongos, depletados ou não de neutrófilos e eosinófilos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SÁ-NUNES, ANDERSON; MEDEIROS, ALEXANDRA I.; NICOLETE, ROBERTO; FRANTZ, FABIANI GAI; PANUNTO-CASTELO, ADEMILSON; SILVA, CÉLIO L.; FACCIOLI, LÚCIA HELENA. Efficacy of cell-free antigens in evaluating cell immunity and inducing protection in a murine model of histoplasmosis. Microbes and Infection, v. 7, n. 4, p. 584-592, Apr. 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.