Busca avançada
Ano de início
Entree

Escalonamento da produção de lipossomas encapsulando agentes tuberculostáticos pelo método de injeção de etanol

Processo: 99/06596-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 1999
Vigência (Término): 31 de agosto de 2003
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Angela Maria Moraes
Beneficiário:Oselys Rodriguez Justo
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Tuberculose   Lipossomos   Portadores de fármacos   Liberação controlada de fármacos

Resumo

Este projeto visa a preparação e caracterização de lipossomas (vesículas lipídicas) para a liberação controlada de drogas tuberculostáticas, visando a melhoria da eficácia terapêutica e a redução de sua toxicidade, em continuidade aos trabalhos desenvolvidos por nossa equipe nesta linha de pesquisa. Lipossomas unilamelares contendo lecitinas naturais serão preparados por injeção de etanol. O encapsulamento das drogas de terapia primária da tuberculose Pirazinamida, Isoniazida, Rifampicina e de pelo menos uma droga para tuberculose multirresistente será estudado. O método de injeção de etanol é um dos poucos que efetivamente possibilita a ampliação de escala, o que consiste em grande limitação à produção de lipossomas para aplicações farmacêuticas. O efeito de variáveis operacionais nas características finais das vesículas será avaliado. As formulações serão caracterizadas quanto às concentrações finais de lipídios e de drogas, ao tamanho dos lipossomas, à estabilidade de estocagem na forma de suspensão aquosa e de pó liofilizado reconstituído, ao efeito da droga encapsulada na integridade da bicamada lipídica e também quanto à atividade terapêutica in vitro. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JUSTO, Oselys Rodriguez. Produção de lipossomas pelo método de injeção de etanol encapsulando agentes tuberculostáticos e avaliação do potencial de escalonamento do processo. 2003. xxxii,204 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Química Campinas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.