Busca avançada
Ano de início
Entree

Fatores que modificam a sensibilização comportamental induzida pela administração repetida de etanol

Processo: 98/13611-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 1999
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Roberto Frussa Filho
Beneficiário:Nilza Pereira de Araujo
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Etanol   Neurociências   Análise do comportamento

Resumo

Inúmeras evidências têm demonstrado que o fenômeno de sensibilização comportamental, além de representar um valioso instrumento para o estudo da plasticidade neuronal, constitui-se em importante modelo animal para o estudo da dependência psicológica. Com efeito, tanto a sensibilização ao efeito estimulante locomotor como as propriedades reforçadoras exibidas por diferentes drogas de abuso parecem compartilhar substratos neuronais e características fisio-farmacológicas comuns. Nesse sentido, o estudo de fatores capazes de modificar o processo de sensibilização comportamental pode trazer informações relevantes quer sob um aspecto mecanicístico, quer sob um enfoque terapêutico. O objetivo deste projeto é verificar os efeitos de diferentes fatores capazes de modificar as doses de fármacos sobre a sensibilização comportamental induzida pela administração repetida de etanol. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRUSSA-FILHO‚ R.; GONÇALVES‚ M.T.M.; ANDERSEN‚ M.L.; DE ARAUJO‚ N.P.; CHINEN‚ C.C.; TUFIK‚ S. Paradoxical sleep deprivation potentiates amphetamine-induced behavioural sensitization by increasing its conditioned component. Brain Research, v. 1003, n. 1, p. 188-193, 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.