Busca avançada
Ano de início
Entree

Robô agrícola móvel (RAM): uma arquitetura para desenvolvimento de tecnologias e para aquisição de dados em agricultura de precisão

Processo: 02/01336-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2002
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Máquinas e Implementos Agrícolas
Pesquisador responsável:Arthur José Vieira Porto
Beneficiário:Rafael Vieira de Sousa
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Veículos autônomos   Agricultura de precisão

Resumo

O trabalho é norteado pela demanda de pesquisas e desenvolvimentos de veículos autônomos móveis (VAA's) e robôs móveis agrícolas (RAM's), e pela demanda de novas tecnologias que dêem suporte às novas práticas agrícolas relacionadas com a aquisição de grande quantidade de dados, principalmente as relacionadas com a Agricultura de Precisão. Sob o contexto destas demandas e da necessidade de serem desenvolvidas tecnologias nacionais que permitam fortalecer o setor industrial agrícola do Brasil, este trabalho propõe o desenvolvimento de uma arquitetura de controle de navegação com características voltadas para o ambiente agrícola e que potencializem aplicação em culturas agrícolas do Brasil, constituindo um trabalho original que permitirá o desenvolvimento RAM's para aquisição de dados em culturas como soja, café e cana, e também para dar suporte à pesquisa de tecnologias em VAA's. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUSA, Rafael Vieira de. Robô agrícola móvel (RAM): uma arquitetura baseada em comportamentos hierárquicos e difusos para sistemas autônomos de guiagem e navegação. 2007. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.