Busca avançada
Ano de início
Entree

Comunicação química no pacu, Piaractus mesopotamicus (Holmberg, 1877) induzida por situações ambientais

Processo: 96/09884-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 1997
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 1999
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Gilson Luiz Volpato
Beneficiário:Luciana Cardeliquio Jordao
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Piaractus mesopotamicus

Resumo

Investigaremos se diferentes situações ambientais induzem a liberação de fatores químicos capazes de alterar o comportamento de conspecíficos de Pacu, Piaractus mesopotamicus (Holmberg, 1877). Para tal, induziremos grupos de pacu às situações de: 1) escurecimento do ambiente; 2) visão de predador; 3) restrição de espaço e 4) restrição de alimento. Assim, doaremos água desses grupos a aquários receptores com grupos de conspecíficos e observaremos, em vídeo-tape, o padrão de locomoção dos animais de ambos os grupos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JORDAO‚ L.C.; VOLPATO‚ G.L. Chemical transfer of warning information in non-injured fish. BEHAVIOUR, v. 137, n. 6, p. 681-690, 2000.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JORDAO, Luciana Cardeliquio. Transferência química de informação de diferentes contextos ambientais no Pacu Piaractus mesopotamicus. 53 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.